Escolhas em nossa vida

23-01-2011 13:38

Em todo tempo da nossa vida temos que fazer escolhas. Quando crianças não temos esse arbítrio e esse direito é exercido pelos nossos pais ou tutores. Contudo, o tempo passa e não demora muito para que tenhamos que decidir algumas situações.

É verdade também que, algumas decisões, mesmo com o progresso da idade, ainda dependem da aprovação daqueles que nos têm sob sua responsabilidade, mas algumas outras decisões serão inevitavelmente intransferíveis. Vale dizer também que nossas decisões têm uma espécie de escala de importância, ou seja, há decisões que afetam ou alcançam apenas um momento, um dia, uma semana e talvez até uma vida, outras porém, têm maior relevância e podem alcançar a vida eterna.

Exemplos claros dessa escala se percebem quando estamos diante de algumas opções corriqueiras da vida. Na sorveteria qual sabor escolher? São tantos... Preciso ir a Copacabana; metrô ou ônibus? É hora de fazer o vestibular; será que já sei o que quero ser? Estas decisões, “difíceis de serem tomadas”, alcançam, conforme dissemos, quando muito, uma vida, isso no caso da faculdade a cursar; as outras, porém, afetarão no máximo, um dia.

Como nem tudo são flores, algumas escolhas são severíssimas e nesses casos é preciso bastante cautela. Se alguém aceitar usar drogas pelo incentivo de algum “amigo”, esta decisão pode afetar o dia, a semana, um ano, a vida e, pior que tudo, atravessar a eternidade. Já o caso de um casamento fora dos padrões bíblicos pode causar transtornos intragáveis nesta vida, atingir a vida além túmulo e, como nada está tão ruim que não possa piorar, deixar seqüelas em outros, como nos casos em que ocorre separação dos pais e os filhos “pagam o pato”.

Tendo em vista que a juventude, que abarca também a adolescência, é o grande momento de decisões dentro da nossa curta vida, é preciso ter bastante cuidado com nossas escalas de valor na hora de optar entre uma e outra situação. Moisés, o grande legislador, sabedor da responsabilidade de “ter que decidir” nos dá uma boa dica: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” Dt 30:19.

O que nos chama a atenção no texto sagrado é que, apesar da orientação de Moisés, o povo decidiu, ou escolheu errado várias vezes. Isso alcançou o tempo deles e até hoje Israel sofre com suas escolhas erradas.

Quanto a nós, temos a oportunidade de escolher o certo porque temos um belo incentivo: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. [...] E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. ( I Jo 2: 14b, 20)

Nossa decisão por Cristo afeta nosso dia, nossa vida e nos levará seguros à eternidade. Glória a Deus. Pense nisso.

Pb. Davi Franklin Guedes Tardim (R20) 

Voltar

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.